Danielle Meniche

{ 1 } Insista.

Se você realmente quer ser escritor então arregace as mangas, pois além de talento é necessário persistência e aperfeiçoamento.

{ 2 } Por falar em aperfeiçoamento…

Faça oficinas, cursos, leia os clássicos, os contemporâneos, os pré-históricos… Visite sites e blogs sobre o nosso ofício, participe de comunidades, troque idéias, fique ligado no mercado editorial, quanto mais envolvido no mundo da literatura melhor.

{ 3 } Tenha um Blog.

Esta é a ferramenta ideal para criar a sua plataforma, ou seja, os potenciais compradores dos seus livros. Mantenha o interesse da audiência com a publicação de textos, pelo menos duas vezes por semana.

{ 4 } Além do Blog.

Invista em outras mídias para divulgar os seus textos. Crie uma fanpage no Facebook, conta no Twitter, Pinterest… Utilize agregadores de notícias como DiHitt, Uêba, Colméia, entre outros. Mas, principalmente, interaja com seus leitores, relacionamento é tudo.

{ 5 } Participe de Concursos.

Alguns sites (como Concursos Literários, http://www.concursosliterarios.benfazeja.com/ e http://www.concursosliterarios.com.br/) divulgam editais para concursos literários, aproveite a oportunidade de mostrar os seus dotes literários e concorra. Muitos oferecem prêmios em dinheiro, troféus, livros, publicação em antologia e principalmente reconhecimento ao escritor iniciante.

{ 6 } Antologia ou coletânea?

É válido participar de coletâneas e antologias como meio de divulgação do seu trabalho no concorrido mercado editorial, mas observe com atenção o contrato de edição e a qualidade literária da obra.

{ 7 } Apesar destas dicas…

…cada um tem o seu jeito de fazer as coisas. O seu jeito é o jeito certo, siga o seu coração.

Danielle Meniche nasceu em São Paulo e é escritora desde que começou a rabiscar palavras indecifráveis no livro de receitas da mãe; ali já estava traçado o seu destino, o propósito de vida. Hoje mantém o Blog da Meniche com crônicas semanais. Escreveu o livro Palavras que Tocam o Coração e participa das coletâneas Palavra é Arte (Editora Cultura Editorial) e Livre para Voar (Editora Andross) além da antologia, O Tempo Não Apaga Volume I (Editora Celeiro de Escritores). É colaboradora do site Blah Cultural e escreve às quintas.

Contribuição originalmente publicada no site Vida de Escritor

Que tal deixar um comentário?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.