Ivana Arruda Leite

{ 1 }

Leia, leia muito. Leia diariamente. Leia o máximo que seu tempo permitir. Devore tudo que encontrar pela frente.

{ 2 }

Isole-se. O silêncio é a matéria prima do escritor. Cada noite que você passa na balada é uma página a menos que você escreve. Isso pode parecer pouco, mas ao longo da vida faz a diferença entre o escritor que chega onde quer e o que morre bêbado na praia cercado de amigos igualmente bêbados.

{ 3 }

Não acredite no mito de que quanto mais louco você for e mais sofrimento tiver, melhor será sua literatura. Um escritor mediano com a cabeça no lugar tem muito mais chances do que um maluco genial. Até porque, se você for escritor de verdade, a loucura e o sofrimento estarão sempre ao seu lado.

{ 4 }

Não imite os escritores que você admira. Não tente adequar sua literatura aos modismos e tendências de mercado. Ouça sua voz e seja fiel a ela. Seu estilo é seu maior patrimônio.

{ 5 }

Se você transita entre muitas linguagens (romance, conto, poesia, teatro, etc), cuidado. No começo da carreira, é mais prudente escolher um caminho e aprofundar-se nele do que ficar pulando de galho em galho. Deixe a diversificação para mais tarde.

{ 6 }

Nunca mande sua brochura espiralada para nenhuma editora, a menos que isso lhe seja pedido expressamente e de maneira inequívoca. Faça o possível para cair nas graças de alguém que coloque seu texto nas mãos de quem decide e vá ler seu original.

{ 7 }

Publique seus textos na internet, de preferência num blog, para que as pessoas possam ler e comentar o que você escreve. É um ótimo começo.

Ivana Arruda Leite é contista, romancista e socióloga. Publicou seu primeiro livro de contos em 1997, Histórias da Mulher do Fim do Século, seguido de Falo de Mulher, em 2002. No ano seguinte, fez uma incursão na literatura destinada ao público juvenil, com o lançamento do livro Confidencial – Anotações Secretas de uma Adolescente. A partir de 2004, lança uma série de adaptações de clássicos universais.

Que tal deixar um comentário?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.