Amâncio Siqueira

{ 1 } Leia muito, o tempo todo, desesperadamente.

Sinta dor na consciência por não poder ler tanto quanto deveria e gostaria. Um escritor que não lê passa a mesma credibilidade de um médico fumante ou um nutricionista gordo, com o agravante de que os outros podem saber muito, embora não utilizem pra si, enquanto o escritor que não lê não sabe escrever e não tem a mínima noção da escrita como profissão.

{ 2 } Tenha disciplina.

Esse é um conselho que tento dar a mim mesmo todos os dias, embora raramente eu o acolha. Disciplina é fundamental. Sentar e escrever (ou escrever em pé, ou deitado, se for melhor pra você). Quando não conseguir dar continuidade ao livro, pesquisar, ler, fazer resumo dos próximos capítulos, detalhar diálogos.

{ 3 } Estude muito sobre tudo.

Consulte dicionários de várias línguas, enciclopédias. Não escreva sobre uma flor antes de saber tudo sobre ela. Estude muito para escrever, e principalmente depois de ter a obra pronta, para as revisões. Mas tente sempre esconder o quanto estudou. O leitor não precisa saber que você leu dez mil páginas para escrever um capítulo. O livro tem que fluir diante do leitor de forma natural, como se não tivesse exigido nenhum esforço de sua parte. Estude ainda mais sobre o mercado editorial.

{ 4 } Depois de concluída a primeira versão do livro, deixe-o na gaveta um bom tempo.

Entre seis meses e um ano. Você poderá perceber com mais facilidade os erros gramaticais e as inconsistências quando tiver esquecido o texto escrito. Não deixe por um tempo muito grande, ou esquecerá os objetivos do que escreveu, a essência que queria dar ao texto.

{ 5 } Procure leitores críticos e agradeça cada crítica recebida.

Muitos pretensos escritores não querem submeter seus textos sequer à crítica do próprio editor. São esses que enchem o mundo de péssimos livros e geram a noção em grande parte acertada de que edições autopublicadas são ruins.

{ 6 } Pense no leitor. Não escreva apenas para si mesmo.

Se você quer ter a escrita como profissão, deve entender que nenhum profissional visa a si mesmo. O médico deve fazer o que é melhor para o paciente, e não para si. Pensar no leitor não significa escrever livros da moda e tentar virar bestseller escrevendo qualquer porcaria. Significa saber que a comunicação exige compreensão e retorno. Se o leitor que você quer é inteligente, escreva livros inteligentes, mas evite ser pedante. O leitor não se emocionará com um parágrafo que não passa de um jogo de palavras vazio. O máximo que acontecerá será um sorriso sarcástico ou seu livro jogado contra a parede.

{ 7 } Procure uma editora que ganhe dinheiro vendendo seus livros para leitores, e não para você mesmo.

 

Amâncio Siqueira é suicida não praticante. Obras: O Evangelho de São Pecador (ArtExpressa, 2010) e Quebra Cabeças (lançamento previsto para 2015)

Contribuição originalmente publicada no site Vida de Escritor

Que tal deixar um comentário?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.