Eduardo Kasse

{ 1 } Escrever o que eu realmente acredito.

Vejo muitos autores trabalharem as suas histórias para serem comerciais. Outros seguem “temas da moda” a fim de aproveitar a euforia desse modismo. Para mim, um bom livro é aquele que transcreve “as verdades” do autor, ou seja, fala de assuntos da sua preferência com criatividade e alma. Um texto precisa ter identidade e isso só se consegue quando se acredita verdadeiramente no que se escreve.

{ 2 } Pesquisar, estudar e viver.

Sempre insisto que uma obra de fantasia não precisa ser fantasiosa. Para isso, é preciso estudar bastante a história – caso essa sirva como base -, os cenários, as ambientações e as personagens, tanto em suas características físicas quanto comportamentais, psicológicas, introspectivas, etc. No meu livro, O Andarilho das Sombras, há momentos de batalha e luta corporal e para montar essas cenas de forma factível, eu desenhava esquemas no papel e mesmo tentava representar como seriam os movimentos – não machuquei ninguém nesse processo! -, assim, o texto fica mais rico e o leitor pode ter uma melhor imersão.

{ 3 } Aprender a ouvir e digerir opiniões.

Sempre gosto de conversar com amigos e leitores beta para conhecer suas visões sobre o que escrevo. Disso, tiro sempre experiências para evoluir o texto ou mesmo novas ideias para obras futuras.

{ 4 } Se está bom, pode ficar melhor.

Perfeccionismo, workaholic, há várias alcunhas para isso, mas sempre procuro fazer o melhor quando escrevo – na verdade, sou assim em todas as vertentes da minha carreira -, então leio, releio, ajusto, excluo, incluo, leio novamente… É um processo bem delicado e minucioso antes de dizer: agora pode publicar.

{ 5 } É preciso interagir sempre.

Ninguém é uma ilha e os relacionamentos de valor são vitais para uma carreira próspera. E aqui eu não falo de puxassaquismos ou mesmo de fazer média com as pessoas certas. Aliás, acho isso muito ruim, pois subvaloriza a nossa capacidade. O que apoio e emprego é a interação com outros profissionais do livro e leitores a fim de aprender, ensinar e compartilhar experiências. É uma postura de ganha-ganha no qual o foco é a qualidade da literatura.

{ 6 } O marketing pessoal é tão importante quanto a qualidade do livro.

Não adianta escrever uma obra-prima e se esconder. Isso até funcionava nos séculos passados, entretanto, no nosso mundo hiperconectado é preciso aparecer, conversar e “sentir” como andam as coisas em relação aos seus escritos e mesmo em relação a você. A internet é hoje um canal importantíssimo para os escritores e, O marketing pessoal é tão importante quanto a qualidade do livro.

{ 7 } Que o conhecimento é fascinante.

Vejo muitos escritores focarem todo o seu aprendizado e pesquisas em somente uma área do conhecimento. Muitos profissionais têm essa postura no mercado: leem somente sobre engenharia ou medicina ou informática ou geografia. É importante se especializar em algo, mas bitolar nisso restringe muito a visão do todo. Portanto, passear por outras áreas ajuda a compreender melhor as coisas e a criar novas ideias e posturas que podem complementar – e muito – os nossos projetos.

Eduardo Kasse é autor do romance O Andarilho das Sombras, uma fantasia histórica que se passa na Idade das Trevas. Vive nos mundos da literatura, da edição de conteúdo e do planejamento estratégico da informação. Acredita que somente as palavras têm o poder de vencer qualquer barreira. Escreve por paixão, por profissão e também para viajar pelos universos transcritos no papel – sim, ainda usa papel e caneta! E, além dos livros, adora cães e espera conseguir evoluir ao mesmo nível deles para poder se tornar uma pessoa melhor. Site oficial.

Contribuição originalmente publicada no site Escriba Encapuzado

Que tal deixar um comentário?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.